Agentes Etiológicos
Agentes Etiológicos das doenças que trabalhamos em nosso grupo de pesquisa
Agente etiológico é definido como o agente causador ou responsável por uma doença por exemplo uma bactéria, vírus, fungo, protozoário, etc.
Tuberculose
Tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa transmitida basicamente pelo ar e pode atingir todos os órgãos do corpo, porém como a bactéria se reproduz e se desenvolve rapidamente em áreas do corpo com muito oxigênio, o pulmão é o principal órgão atingido pela doença.
PROBLEMA DA RESISTÊNCIA BACTERIANA MODERNA
- Das 100 milhões de prescrições anuais (14 toneladas), 50% são desnecessárias.
- Cerca de 60% dos antibióticos utilizados nos USA são empregados na agricultura (20 toneladas/ano).
- Atualmente, cerca de 70 % das bactérias responsáveis por infecções hospitalares são resistentes a pelo menos um fármaco comumente utilizado.
- Mercado que movimenta cerca de 25 bilhões de dólares.
Malária
Doença infecciosa transmitida pela picada de mosquitos fêmeas do gênero Anopheles e causadas por protozoários parasitários do gênero Plasmodium. Seus principais sintomas são febre, dor de cabeça e dores articulares podendo progredir para coma ou morte.
Fármacos utilizados no tratamento da malária
Aminoquinolinas
Lactonas sesquiterpênicas
Outros
Câncer
Câncer é um conjunto de doenças causadas pela proliferação anormal das células, formando assim tumores. Existem mais de cem tipos de câncer. O câncer de pele,pulmão, mama, fígado, estômago, rim, ovário, cérebro, próstata, pâncreas e ossos são alguns exemplos. Esse nome é dado a todas as formas de tumores malignos, sendo a sua palavra originária do latim “câncer”, que significa caranguejo. Isto se deve à semelhança entre as pernas do crustáceo e os tentáculos do tumor, que se infiltram nos tecidos sadios do corpo.
Câncer de pulmão
Tipos de câncer
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo, por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais deum tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Caso o câncer se inicie em tecidos conjuntivos como osso,músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma, tumores no sistema linfático linfomas e câncer em tecidos sanguíneos leucemia. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).
Tratamento contra o câncer
CIRURGIA
É o mais antigo e mais definitivo, quando o tumor é localizado, em circunstâncias anatômicas favoráveis. Em geral é o tratamento mais importante, que influencia mais na cura do paciente. Para alguns tipos de câncer, no entanto, apenas a cirurgia não é suficiente, devido à disseminação de células cancerosas local ou difusamente.
RADIOTERAPIA
É o mais utilizado para tumores localizados que não podem ser ressecados totalmente, ou para tumores que costumam reaparecer localmente após a cirurgia.
HORMONOTERAPIA
Os hormônios sexuais são de grande importância na Oncologia, estando profundamente envolvidos no desenvolvimento de diversos tumores malignos. Pelo alto grau de dependência que estes tumores costumam manter em relação aos hormônios, o bloqueio à ação hormonal permite inibir seu crescimento.
QUIMIOTERAPIA
É o tratamento sistêmico para o câncer. Consiste na utilização de fármacos que tem ação citotóxica (causa danos às células). Esses fármacos podem ser ministrados isoladamente (monoquimioterapia) ou combinadas (poliquimioterapia), sendo esta última a que apresenta resultados mais eficazes, pois consegue maior resposta a cada aplicação, diminuindo o risco de resistência aos fármacos e conseguindo atingir as células em diferentes fases do seu ciclo.
Histórico da Quimioterapia no Combate ao Câncer
1942 – Início da Quimioterapia no Combate ao Câncer.
1950 – National Cancer Institute (NCI) representa um fundamental papel no desenvolvimento de fármacos anti-cancerígenos.
1970 – Sobre o governo de Nixon essa doença recebeu especial atenção, sendo responsável pela descoberta de importantes fármacos.
Antibióticos Antitumorais
A importância do taxol como medicamento
1960 – 1981: 110.000 Compostos foram avaliados de 35.000 diferentes espécies sendo o Taxol o que se mostrou o mais promissor.
PROBLEMA: Para se ter 1 kg de Taxol é necessário 10.000 Kg da casca da Taxus brevifolia cerca de 3.000 árvores (que demoram de 100 a 200 anos para atingir a fase adulta) e é capaz de tratar somente 500 pacientes em um ano.
Surge uma solução
Hemissíntese do Taxol
Holton e Colaboradores
RELAÇÃO ESTRUTURA ATIVIDADE DO TAXOL
1985: Potier e Colaboradores Gif-sur-Yvette – França
1994: Rhône-Poulenc Rorer S.A. (Docetaxel)
Leishmaniose
Leishmaniose é uma doença causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania da família Trypanosomatidae podendo ser cutânea ou visceral. Em nossos dias existem 7 espécies de Leishmania responsáveis pela doença na espécie humana e mais de 200 espécies de mosquitos (flebótomos do gênero Phlebotomus) responsáveis por sua transmissão. O tratamento em seres humanos é baseado em fármacos contendo antimônio (antimoniais pentavalentes), pentamidina, miltefosina e anfotericina B.
Sobre a SSCDT
Nosso grupo de pesquisa está situado em Farmanguinhos e atualmente é o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde. Farmanguinhos produz mais de um bilhão de medicamentos por ano para os programas estratégicos do Governo Federal, além de atender demandas emergenciais no Brasil e no exterior.
posts Recentes
Jovem de 14 anos cria sabonete para câncer de pele e é eleito cientista do ano Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/12/jovem-de-14-a-nos-cria-sabonete-para-cancer-de-pele-e-e-eleito-cientista-do-ano/
Em entrevista à Forbes Brasil, Heman Bekele, criador de um sabonete que trata o câncer de pele e premiado pela 3M e Discovery Education, conta
Descoberta bactérias que podem converter composto natural em ouro de 24 quilates
Dois cientistas da Universidade de Michigan desafiaram todas as leis da química e da microbiologia ao descobrirem uma bactéria que pode converter matéria em ouro
Corrida por “impacto” torna academia refém de grupos editoriais
Centros de pesquisa e governos pagam bilhões de dólares a editoras de periódicos científicos por acesso a artigos cujos custos de produção, muitas vezes, eles