Search
Close this search box.

Pirazinamida: Um Fármaco Essencial no Tratamento da Tuberculose

Authors: Lima, C.H.S.; Ferreira, M.L.; De Souza, M.V.N.


Abstract

A pirazinamida (PZA) é um importante fármaco utilizado contra a tuberculose, que contribuiu para a redução do tempo de tratamento de 12 para 6 meses. A principal ação desse fármaco é a eliminação de bacilos dormentes, que são responsáveis pelo surgimento de cepas resistentes aos fármacos utilizados no tratamento. Apesar disso, poucos análogos vêm sendo sintetizados com o intuito de explorar e desenvolver novas substâncias mais eficazes e seletivas frente ao M. tuberculosis. Nesse contexto, essa revisão tem como objetivo ressaltar a importância da PZA no tratamento da tuberculose, bem como no desenvolvimento de novas substâncias baseadas nesse fármaco com potenciais atividades antimicobacterianas.
Keywords: None Document Type: Research Article DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1984-6835.20110021 Publication date: 1 de Janeiro de 2011

Compartilhar publicação

Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp

Deixe seu comentário

Compartilhar

Sobre a SSCDT

Nosso grupo de pesquisa está situado em Farmanguinhos e atualmente é o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde. Farmanguinhos produz mais de um bilhão de medicamentos por ano para os programas estratégicos do Governo Federal, além de atender demandas emergenciais no Brasil e no exterior.

posts Recentes