Tuberculose em gestantes: um importante problema de saúde pública mundial

Authors: De Souza, M.V.N.


Abstract

Tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa, transmitida pelo ar, cujo agente etiológico é o Mycobacterium tuberculosis que atualmente se tornou um problema de saúde pública mundial, afetando todas as idades. De acordo com as estatísticas, a cada ano, cerca de 8,0 milhões de pessoas desenvolvem TB e aproximadamente 3,0 milhões de pessoas morrem vítimas desta doença. Estima-se que cerca de 900 milhões de mulheres em idade reprodutiva estão infectadas com o Myobacterium tuberculosis e que no mínimo cerca de 2,5 milhões destas mulheres contraem a doença, sendo que deste número, aproximadamente 500 mil perdem suas vidas devido a complicações durante a gestação e parto. O tratamento da TB em mulheres grávidas requer especial atenção, porque é necessária uma cuidadosa seleção dos medicamentos a serem empregados, evitando fármacos que possam causar problemas de saúde e risco de vida tanto da mulher como a do feto. Devido a especial importância no tratamento da TB em mulheres grávidas, o objetivo deste artigo é destacar importantes aspectos no tratamento desta classe de pacientes.

Keywords: Tuberculose, gestantes, tratamentoDocument Type: Research ArticleDOI: NonePublication date: 1 de Janeiro de 2006

Compartilhar publicação

Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp

Deixe seu comentário

Compartilhar

Sobre a SSCDT

Nosso grupo de pesquisa está situado em Farmanguinhos e atualmente é o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde. Farmanguinhos produz mais de um bilhão de medicamentos por ano para os programas estratégicos do Governo Federal, além de atender demandas emergenciais no Brasil e no exterior.

posts Recentes