Tuberculose Infantil: Tratamento e problemas relacionados

Authors: Ferreira, M.L.; Gonçalves, R.S.B.; Nogueira, T.C.M.; Rocha, L.C.; De Souza, M.V.N.


Abstract

Em nossos dias, Tuberculose (TB) se tornou novamente um grave problema de saúde pública mundial, tendo sido ainda declarado pela Organização Mundial de Súde (OMS), um problema de proporções mundiais em 1993. Vários fatores foram responsáveis pelo aumento dos casos de TB no mundo, podendo-se destacar precárias condições sociais, imigrações, o advento de cepas multi-resistentes aos diferentes
tipos de fármacos utilizados no combate à TB, a ausência de novos fármacos no mercado e pessoas infectadas com o vírus HIV. Atualmente, de acordo com estatísticas, a cada ano, TB é responsável por aproximadamente 8.8 milhões de novos casos, dos quais destes, mais de 2 milhões de pessoas morrem. Neste contexto, TB em crianças com menos de 15 anos, representa mais de 6% de todos os casos descritos, ou seja, duas crianças mortas a cada minuto. Devido à importância da TB no mundo, especialmente em países em desenvolvimento, o objetivo deste artigo é divulgar o tratamento da TB em crianças.

Keywords: Tuberculose, crianças, tratamentoDocument Type: Review ArticleDOI: NonePublication date: 1 de Janeiro de 2007

Compartilhar publicação

Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp

Deixe seu comentário

Compartilhar

Sobre a SSCDT

Nosso grupo de pesquisa está situado em Farmanguinhos e atualmente é o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde. Farmanguinhos produz mais de um bilhão de medicamentos por ano para os programas estratégicos do Governo Federal, além de atender demandas emergenciais no Brasil e no exterior.

posts Recentes